Os alimentos funcionais têm ganhado as páginas de revistas, milhares de sites na internet e a exigência de 10 em cada 10 pessoas que chegam aos nutricionistas. Mas você sabe o que é um alimento funcional e para que ele serve?

De acordo com a ordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), eles eles são alimentos ou ingredientes que, além das suas funções nutricionais básicas, também produzem efeitos benéficos para a saúde quando consumidos com regularidade.

Também são considerados alimentos funcionais as ervas e especiarias usadas para ressaltar o sabor de preparações. E algumas delas têm efeitos até maiores do que as comidas.

Separamos alguns ingredientes funcionais que darão mais sabor, fazem bem à saúde e, além disso, estão presentes nos frascos de temperos Magic:

1. Alecrim

O alecrim é original do Mediterrâneo e possui uma ação forte anti-inflamatória e digestiva no organismo.

2. Alho

O alho tem propriedades que reduzem o colesterol ruim e as inflamações, além de estimular funções respiratórias. Por isso, é usado como um aliado contra resfriados há muitos séculos.

3. Anis-estrelado

Essa especiaria estimula o sistema digestivo, desde a produção de saliva até os movimentos peristálticos.

4. Canela

A canela é um tempero completo. Além de ter propriedades termogênicas, que auxiliam na redução de medidas, também concentra ações antioxidantes, digestivas e anti-inflamatórias. Um composto chamado metil-hidroxicalcona presente no tempero também está sendo estudado por imitar a ação da insulina e ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

5. Cebola

A cebola é um anti-inflamatório potente e também contribui para melhorar a circulação sanguínea e o controle da pressão arterial.

6. Coentro

Essa erva contém flavonoides antioxidantes e óleos que auxiliam na digestão.

7. Cúrcuma

A cúrcuma tem ação anti-inflamatória, antioxidante e de controle de gases. Também tem propriedades termogênicas e atua na redução do tecido adiposo do corpo. Estudos têm apontado que essa especiaria está ligada a prevenção de alguns tipos de câncer.

8. Gengibre

Essa raiz é responsável por acelerar o metabolismo, que age no funcionamento correto do sistema cardiovascular e na diminuição de peso. O gengibre também é utilizado por suas propriedades antigripais e digestivas.

9. Hortelã

A culinária árabe faz grande uso desse tempero que além da ação relaxante no trato digestivo e neurológico também tem propriedades antigripais importantes.

10. Manjericão

Essa erva é conhecida por combater o envelhecimento precoce devido aos seus componentes antioxidantes e ajudar em ações diuréticas e melhorar o fluxo sanguíneo.

11. Noz moscada

Atua especialmente em problemas do trato digestivo, sendo recomendado para aliviar náuseas, cólicas e má digestão.

12. Orégano

Além de muito saboroso, ele tem a capacidade de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos e atuar como um tônico digestivo. Também se destaca por ser um tempero antioxidante e levemente diurético.

13. Pimenta

Uma das ações mais famosas da pimenta é a de acelerar o metabolismo e favorecer a perda de peso graças à capsaicina. Ela também ajuda na redução do colesterol e no processo digestivo.

14. Salsa

Essa erva tem ação diurética e digestiva, especialmente evitando a formação de gases.

15. Tomilho

O tomilho ajuda a estimular o sistema respiratório e tem ação anti-inflamatória devido a óleos como o timol.

Voltar

Temperos Magic © 2015 • Todos os Direitos Reservados

Siga-nos nas redes sociais:
Agência WEBi