Em busca de uma vida mais saudável sempre buscamos temperos e alimentos mais nutritivos e que não agridam o nosso organismo. Vivemos procurando alternativas para substituir o sal e diminuir a gordura do que consumimos. No caso do sódio, por exemplo, uma possibilidade é utilizar o limão como tempero. Além de dar um sabor diferente, também ele ajuda o organismo a lutar contra infecções e gripe.

Especialistas afirmam que a quantidade ideal para o consumo diário de limão é de uma colher de sopa do suco durante as refeições. Mas pesquisas mostram também as vantagens de tomar um copo de água gelada com meio suco de limão (Taiti ou Siciliano) espremido antes de ingerir qualquer alimento pela manhã. Desta maneira, seu organismo acorda e os efeitos benéficos do limão já começam a aparecer.

Quer ver outros benefícios de utilizar o limão como tempero? Confira!

- Possui vitamina C

A fruta tem uma grande concentração de vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo e combater gripes e resfriados. Essa substância também auxilia na absorção do ferro e por isso há recomendações de que o limão seja consumido junto às refeições ou na preparação de sucos verdes para potencializar seus efeitos.

- Auxilia no processo de digestão

Devido ao seu pH ácido e ao trabalho de enzimas, o suco do limão consegue quebrar cadeias proteicas facilmente e assim auxiliar no processo de digestão dos alimentos. Também favorece o trabalho do fígado, que é responsável por quebrar as gorduras e o álcool.

- Eficaz contra infecções

O suco de limão também é utilizado no combate a infecções - como a urinária -, uma vez que ele cria um ambiente impróprio para a sobrevivência de bactérias. Ele facilita a eliminação de cálcio da urina, que é um dos agentes que mais contribui para a formação dos cálculos renais.

- É menos calórico

Além de ser uma opção simples, barata e nutritiva, utilizar o suco de limão como tempero também ajuda a cortar calorias que você poderia estar ingerindo. Por exemplo, uma colher de sopa de azeite de oliva tem 119 calorias. Um limão inteiro - que garante entre três e quatro colheres de sopa de limão - tem apenas 26.

- Combina com diversos alimentos

Uma boa dica na hora de harmonizar é utilizar o suco de limão como tempero de peixes, de frutos do mar e de saladas, com os quais seu sabor caracteristicamente ácido cai muito bem. Mas ele também pode ser usado para preparar carnes, especialmente as brancas,  como aves e porcos. E, claro, não podemos esquecer do drink tipicamente brasileiro: a caipirinha.

Gostou das dicas? Busque alternativas mais saudáveis para o seu dia a dia! Veja também dicas de outros temperos que podem ser utilizados para substituir o sal e dar outro sabor às preparações.

Voltar

Temperos Magic © 2015 • Todos os Direitos Reservados

Siga-nos nas redes sociais:
Agência WEBi