7 dicas para uma comida saborosa e fácil de fazer

//7 dicas para uma comida saborosa e fácil de fazer

7 dicas para uma comida saborosa e fácil de fazer

Muitos acreditam para fazer uma comida saborosa tem de levar dezenas de ingredientes e exigem um tempo longo de preparo e cozimento. Em algumass preparações isso pode até ser verdade, mas no dia a dia não é exatamente esse tempo todo que queremos ou podemos despender na cozinha, não é?

Fazer uma comida saborosa pode, sim, ser simples se você se planejar. E esse planejamento passa pela compra dos ingredientes e pela quantidade que você faz a cada preparação.

Veja algumas dicas para fazer uma comida saborosa e fácil:

1. Invista em caldos

Os caldos, ou fundos, são a base de várias preparações de comidas que exigem água durante o cozimento – como os risotos, os ensopados ou até aquele arroz do dia a dia. A ideia é fazer um líquido aromatizado e que tem o poder de transformar uma receita simples em algo delicioso.

Existem as opções de caldos de galinha, vegetais, carnes e peixes já prontos. Mas esses contêm muito sódio e conservantes, que não fazem tão bem para a saúde. E o sabor nem se compara aos feitos em casa! Para fazer um caldo de vegetais simples você deve colocar cenoura, aipo, cebola e salsão em uma panela e deixar ferver em fogo baixo. Depois, abuse de temperos naturais e veja como um bom caldo ou ummolho de tomate rústico podem fazer a diferença na preparação.

2. Estoque alimentos-base

Existem alimentos que são a base de várias preparações diferentes e, o melhor, não estragam com facilidade. Ter eles sempre à mão facilita na hora de uma preguiça maior ou até quando você não tem muito tempo para preparar uma comida saborosa.

Você pode fazer um pequeno estoque de macarrão, arroz (normal e para risoto), feijão, grão de bico, cuscuz marroquino, lentinha, cebola, alho, ovos e batatas, por exemplo.

3. Priorize alimentos frescos

Alimentos como frutas, legumes, temperos e carnes têm sabores completamente diferentes quando estão frescos. Uma vez que você já tem estoque de alimentos base (como falamos na dica anterior) foque as compras semanais em alguns produtos que você pode utilizar para dar um gosto diferente às suas preparações.

Por exemplo, um picadinho rápido ficaria delicioso com o cuscuz marroquino. Isso só exigiria uma passagem rápida por um açougue antes de chegar em casa e você já em uma receita saborosa!

4. Tenha ingredientes de destaque

Muitas vezes um simples ingrediente é o suficiente para mudar toda a cara de uma preparação. Já pensou que um omelete pode ter outro gosto se você colocar um pouco de gorgonzola ou se no risoto você acrescentar um pouco de funghi?

Tenha algumas opções de destaque em sua geladeira. Pode ser abóbora, funghi, queijos diferentes, aliche entre outros.

5. Congele ingredientes coringas

Quando você for cozinhar um ingrediente coringa, como feijão, molho de tomate ou até aquele caldo de vegetais, você pode fazer uma quantidade um pouco maior e deixar congelado. Mas lembre-se de que uma preparação feita em casa tem de ser consumida em até três meses e não pode ser recongelada.

A dica é congelar separando-as em pequenas porções que podem ser utilizadas em uma refeição. Desta maneira, você acelera a preparação de alguns pratos mas sem perder o sabor.

6. Não menospreze as sobras

Você não precisa cozinhar uma refeição nova do zero todos os dias. Como já comentamos, você pode congelar ingredientes coringas, mas também usar o que sobrou do jantar do dia anterior como o prato principal no almoço do dia seguinte. O que você precisa é tirar aquela cara de “já te vi” da comida. Isso pode ser feito trocando os acompanhamentos ou simplesmente acrescentando temperos.

Pense que o arroz branquinho que sobrou de ontem pode se tornar um arroz de frango neste almoço. Ou a carne de ontem pode ser o ingrediente principal do escondidinho de hoje. A internet está repleta de receitaspara que você reutilize e não desperdice as comidas do dia anterior.

Além de economizar dinheiro, você também consome menos tempo em frente ao fogão.

7. Tenha os equipamentos certos

Nem só de alimentos se faz uma cozinha. Ter os equipamentos certos à mão pode facilitar – muito – a preparação das suas refeições. Por exemplo, invista em boas facas, uma panela de pressão, raladores, processador e descascador de legumes.

2017-12-09T02:03:33+00:00