Alimentos termogênicos: conheça os temperos que aquecem o corpo no inverno

//Alimentos termogênicos: conheça os temperos que aquecem o corpo no inverno

Alimentos termogênicos: conheça os temperos que aquecem o corpo no inverno

Quando as temperaturas no termômetro caem, começa a busca por qualquer objeto que ajude a aquecer: cobertores, casacos, luvas e cachecóis. Mas se você sair do quarto e chegar à cozinha também é possível buscar vários elementos que irão esquentar até os dias mais frios. É o caso dos alimentos termogênicos, que precisam consumir mais calorias para ser digeridos e nesse processo aquecem o corpo e ajudam a perder peso.

As opções vão muito além das já conhecidas sopas, água gelada e chás. Existem temperos que aquecem porque favorecem a termogênese. A boa notícia é que eles podem ser colocados em uma infinidade de preparações – tanto doces quanto salgadas.

Neste post, vamos mostrar alguns temperos que aquecem o corpo de dentro para fora e vão ser grandes aliados nesses dias mais frios de inverno. Confira!

Temperos que aquecem o corpo:

Uma comida bem temperada já é considerada termogênica, mas algumas especiarias oferecem um pouco a mais e, mesmo em menores quantidades, já permitem um aquecimento maior do corpo.

Em síntese, os temperos com capsaicina, substância que fornece a picância muito presente nas pimentas, são as melhores opções neste momento. Mas existem várias outras:

Cacau em pó

Rico em vitaminas, cobre, zinco e magnésico, ele é capaz de aumentar a temperatura interna do corpo com facilidade.

Canela

Essa especiaria ajuda a adoçar os alimentos e favorece a circulação do sangue, aumentando a sensação de calor.

Cravo

Além de ser conhecido por suas propriedades antioxidantes, também favorece uma aceleração do metabolismo e a consequente sensação de calor.

Curry

Essencial na culinária indiana, o curry é um dos temperos que possui capsaicina e estimula o processo de geração de calor no corpo.

Gengibre

Estudos mostram que essa raiz é capaz de aumentar o gasto calórico em 10% e acelerar o metabolismo em 20%, o que favorece não só a perda de peso mas também o aumento do calor no corpo. Ele pode ser consumido em fatias, em pó ou cru.

Mostarda

Tanto a versão em grãos quanto em pó possui qualidades termogênicas.

Páprica

Essa especiaria é vendida normalmente em versões picantes ou doces. As picantes têm a maior concentração de capsaicina, que favorece o gasto energético do corpo.

Pimenta vermelha

Queridinha em qualquer preparação mais “quente”, esse tempero é rico em capsaicina, consegue aumentar a capacidade metabólica em até 20% e favorecer a circulação sanguínea, o que fornece a sensação de aquecimento.

Outros temperos como alho, o açafrão e a cebola também têm efeito semelhante, mas em escalas bem menores.

2017-12-11T02:15:21+00:00