Bouquet garni: o que é e como usar

//Bouquet garni: o que é e como usar

Bouquet garni: o que é e como usar

Se você é fã de programas ou livros de culinária, provavelmente já ouviu o termo bouquet garni, não é? Mas se não é caso, tudo bem. O que você tem de saber é que esse clássico da culinária francesa irá transformar seus ensopados, caldos ou molhos em comidas muito mais gostosas e saudáveis.

A premissa do bouquet garni é enrolar várias ervas frescas em um barbante e colocar ainda no início de um cozimento mais longo. A grande diferença é que, desta maneira, os temperos irão se incorporar aos poucos ao prato. Isso porque, como estarão em pedaços maiores, o calor irá fazê-los soltar lentamente seus sabores.

A ideia é simples: quando você coloca os temperos ao fim da receita, além de sentir o aroma mais intenso, pode acabar mastigando um pedaço de folha ou da pimenta que provavelmente será muito forte e não irá trazer o sabor que você deseja. Ao usar um bouquet garni e retirá-lo ao final da preparação, apenas o gosto dos temperos será incorporado ao prato.

Como fazer um bouquet garni

Fazer um bouquet garni é simples: selecione as ervas que deseja utilizar e enrole-as com um barbante bem apertadinho. Não utilize outro produto como plástico ou algodão porque irá derreter durante a preparação. Ele deve ser colocado logo no início da preparação (antes de fechar a panela) e retirado na hora de servir.

bouquet garni clássico é formado por louro, tomilho e salsa. Mas você pode utilizar a imaginação (e o olfato) para experimentar outras combinações – alho poró, manjericão, alecrim etc. As duas variações mais comuns são o bouquet garni provençal (com salsa, tomilho, louro e casca de laranja) e o bouquet garni vitoriano (salsa, tomilho, louro, pimenta-malagueta, manjericão e salsão).

Também é possível usar cravo-da-índia ou grãos de pimenta do reino. Nesse caso, em vez de amarrar com um barbante, faça um saquinho com algum material poroso – infusor de chá, gaze ou um pano fino limpo. Só que aí ele deixa de ser um bouquet garni para se tornar um sachet d’épices.

A quantidade de ervas selecionadas também não precisa ser grande. Usando como base o bouquet garnitradicional, pense que um raminho de tomilho, dois talos de salsinha e uma folha de louro são suficientes para conferir um sabor todo especial a uma panela de caldo. Já se você estiver usando as especiarias secas, a proporção é de uma colher de sopa de salsa para uma de tomilho e uma folha de louro.

2017-12-11T02:29:49+00:00