Como se acostumar a comer menos sal

//Como se acostumar a comer menos sal

Como se acostumar a comer menos sal

Encontrado no sal (cloreto de sódio), o sódio é um íon importante para a manutenção das células do nosso organismo (cada 1g de sal contém 0,4g ou 400mg de sódio). Ele é responsável pela regulação do volume plasmático, pela condução de impulsos nervosos e pela contração muscular. Mas quando consumido em excesso esse mineral pode gerar problemas como hipertensão, AVCs, doenças cardíacas e renais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que o consumo diário de sal não seja superior a 5g por dia (ou 2000mg de sódio) – o que seria equivalente a aproximadamente uma colher de chá rasa de sal de cozinha. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que os brasileiros têm um consumo médio diário entre 10 a 15 gramas. Por isso a importância da questão: como se acostumar a comer menos sal?

Uma primeira resposta já temos. O gosto pelo sal é algo adquirido, portanto cultivar bons hábitos e ter força de vondade para mudá-los é fundamental.

Confira 8 dicas para acostumar a comer menos sal:

1. Evite alimentos industrializados

Apesar de práticos, muitos alimentos industrializados possuem grande quantidade de sal que  também atuam como conservantes – já reparou que enlatados duram muito mais do que alimentos frescos? Por isso, evite – ou pelo menos reduza – a quantidade de salgadinhos, carnes embutidas (salames, presuntos, etc.), molhos prontos, refrigerantes e vegetais em conserva. Alguns desses alimentos chegam a conter mais de 40% da ingestão diária de sódio numa pequena porção ou pedaço.

2. Cozinhe suas próprias refeições

Não é só uma questão de usar menos produtos industrializados, mas comidas preparadas em restaurantes tendem a ter uma concentração maior de sal do que as feitas em casa. Eles são utilizados em maiores quantidades porque são um tempero barato e conferem sabor. Quando você mesmo cozinha, consegue controlar a quantidade de sal e ainda pode escolher que temperos serão usados no preparo.

3. Salgue a comida ao fim da preparação

Várias receitas recomendam que você acrescente o sal no meio de uma preparação, mas muitos alimentos soltam líquidos e sabores quando cozinhados mais lentamente. Procure salgar apenas ao fim, desta maneira você pode utilizar menos do mineral.

4. Descubra ervas e temperos naturais

Não é porque você vai comer menos sal que a sua alimentação começará a ser sem graça. Você pode trocar o sal por vários tipos de ervas e temperos naturais que não só irão conferir sabor ao preparo, como também trarão outras propriedades a ele. A pimenta, por exemplo, auxilia no combate a infecções e na redução do colesterol ruim. Veja várias dicas de como trocar o sal por temperos naturais.

5. Adicione frutas e vegetais à refeição

Ingerir mais frutas e vegetais é um bom truque para comer menos sal. Isso acontece porque eles são alimentos ricos em potássio que auxiliam na neutralização do sal consumido ao longo da refeição. Procure reservar metade do seu prato nas refeições para colocar frutas e vegetais.

6. Opte pelo sal marinho

Os três tipos de sal encontrados no mercado têm o mesmo valor de sódio: sal refinado, sal grosso e sal marinho. A diferença está nos compostos utilizados para refiná-los (por isso o sal comum é o menos saudável) e na quantidade necessária para salgar um alimento. O sal marinho, por exemplo, é o mais puro e também o que salga mais facilmente o alimento.

7. Retire o saleiro da mesa

Pode parecer bobagem, mas não ter o saleiro à mesa irá fazer você comer menos sal sem perceber. Muitas vezes salgamos um prato antes de provar, o que mostra que temos o hábito de utilizar mais sal do que o necessário. Por isso, retire o sal da mesa e tente utilizá-lo apenas quando realmente sentir necessidade.

8. Tenha calma

Comer menos sal é um objetivo que você não deve tentar conquistar de uma hora para a outra. Ir diminuindo gradativamente o consumo de sal faz com que você não sinta falta nem perceba a diferença nos preparos. Pesquisas mostram que é possível reduzir 25% de sal a cada três meses sem nenhuma perda de paladar para as pessoas.

A maioria dos Temperos Magic NÃO contém qualquer adição de sal na composição. Além disso são todos:

  • 100% naturais
  • Livre de conservantes
  • Sem glúten
  • Isentos de corantes
  • Sem Glutamato Monossódico
  • Possuem Certificação Kosher
2017-12-09T02:03:38+00:00