Dicas de como usar temperos com ingredientes naturais em vez do sal na cozinha

//Dicas de como usar temperos com ingredientes naturais em vez do sal na cozinha

Dicas de como usar temperos com ingredientes naturais em vez do sal na cozinha

O excesso de sódio tem se tornado uma das grandes preocupações das pessoas que buscam uma vida mais saudável. Isso porque ele está associado a problemas de pressão e do funcionamento dos rins, além de envelhecimento da pele. Mas esse mineral não está apenas no sal de cozinha. Está também em produtos industrializados, enlatados e molhos prontos.

Uma boa maneira de reduzir a quantidade de sódio presente na sua dieta – e também de conservantes – é evitar esses alimentos processados e buscar usar temperos com ingredientes naturais no lugar do sal. De quebra, eles também conferem um sabor diferente para pratos já batidos e concentram outras propriedades que ajudam a regular o nosso organismo.

Veja como usar temperos com ingredientes naturais na hora de cozinhar:

1. Alho

alho tem propriedades que reduzem o colesterol ruim e as inflamações, além de estimular funções respiratórias. É um dos coringas da cozinha e pode ser utilizado em uma variedade infinita de pratos. Para nomear alguns: molhos, sopas, carnes, aves, frutos do mar, lentilha e feijão.

2. Cebola

Outro tempero que combina com quase todos os pratos (carnes, sopas, purês, saladas, massas etc.), acebola é um anti-inflamatório e contribui para o bom funcionamento do coração, já que melhora a circulação do sangue e ajuda no controle da pressão arterial.

3. Pimenta

Usar temperos com ingredientes naturais como a pimenta ajudam na redução do colesterol ruim, na proteção do corpo contra bactérias, no emagrecimento e, por incrível que pareça, na digestão. Apesar de ser odiada por alguns pela ardência, existem diversos tipos de pimenta e de combinações que se adequam a todos os paladares. Podem ser utilizadas em carnes, frutos do mar, aves, molhos, saladas e etc.

4. Gengibre

O gengibre acelera o metabolismo, o que contribui para o emagrecimento e para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Ele também ajudar no funcionamento do sistema digestivo. Esse condimento pode ser facilmente acrescentado em pratos com aves, arroz, legumes, caldos e sucos.

5. Canela

A canela é um bom mineral para acrescer na lista de como usar temperos com ingredientes naturais já que concentra propriedades antioxidantes, anestésicas, anti-inflamatórias e digestivas. Geralmente é utilizada em doces e chás, mas também pode aparecer em carnes e até ensopados.

6. Alecrim

O alecrim possui uma ação forte anti-inflamatória e digestiva no organismo. De sabor marcante, pode ser utilizada em pratos de carnes vermelhas ou brancas e com legumes ou cremes.

7. Manjericão

Usar temperos com ingredientes naturais como manjericão no seu dia a dia é uma forma simples de combater o envelhecimento precoce e a diabetes tipo-2. Ele também auxilia na ação diurética e melhora o fluxo sanguíneo do corpo. É normalmente utilizado junto ao tomate – em molhos, cremes, pizzas e saladas.

8. Cúrcuma

A cúrcuma tem ação anti-inflamatória, antioxidante e de controle de gases. Confere um sabor especial a refogados de legumes, arroz, sopas e cremes.

9. Hortelã

Esse tempero tem grandes propriedades digestivas, relaxantes e antigripais e por isso é muito usado em chás. Mas não precisa ser apenas nisso. A culinária árabe faz bom uso do hortelã no tempero de carnes, especialmente a de cordeiro, e em saladas.

10. Tomilho

Outra ótima dica de como usar temperos com ingredientes naturais na hora de cozinhar é o tomilho. Ele tem um sabor levemente picante e é comumente usado em refeições à base de carnes, aves e peixes. O tomilho ajuda a estimular o sistema respiratório e a prevenir inflamações no organismo.

E você? Quais temperos você usa em sua dieta diariamente? Conte para a gente nos comentários!

2017-12-09T02:04:18+00:00