Ervas para temperar a comida: as melhores combinações

//Ervas para temperar a comida: as melhores combinações

Ervas para temperar a comida: as melhores combinações

Na hora de cozinhar não é importante apenas selecionar bem os ingredientes que você irá utilizar. Também é imprescindível pensar nos condimentos e ervas para temperar, afinal serão eles que darão um gostinho todo especial para cada preparação.

No início, combinar temperos e carnes, massas e batatas pode ser uma tarefa complicada. São milhares de possibilidades e, por isso, muitos continuam na tríade: sal, alho e cebola. Mas à medida em que você vai ganhando familiaridade com a cozinha e aprendendo a experimentar mais as escolhas se tornam simples.

A dica é ir acrescentando os temperos aos poucos e provando sempre. Dê preferência para temperos frescos, porque têm os sabores mais concentrados.

Conheça alguns condimentos e ervas para temperar que irão mudar as suas preparações:

Para carnes

Algumas ervas podem ser utilizadas para várias preparações de carnes vermelhas como pimenta preta do reino, salsinha, cominho e cebolinha. Mas outras são aconselháveis para carnes específicas. O coentro, o louro e a canela, por exemplo, ficam deliciosos quando utilizados em refogados. A hortelã combina bastante com cordeiros, assim como a sálvia fica ótima com carnes mais gordurosas como porco, pato e ganso e o tomilho para aquelas de sabores mais forte.

Para aves

As aves, por normalmente terem um gosto menos marcante, combinam com ervas mais fortes. O cominho, o estragão, o alecrim, o gengibre e o curry dão um sabor especial às preparações. Você também pode utilizar salsinha, pimenta branca do reino e mostarda em grãos.

Para peixes e frutos do mar

Os peixes e frutos do mar também têm particularidades na hora de se usar ervas para temperar. Além do sal e alho clássicos, você pode utilizar alecrim, louro e salsinha. Se a intenção é um sabor mais marcante, alguns peixes ficam saborosos com hortelã, coentro e até açafrão.

Para massas, risotos e molhos

As massas, risotos e molhos que têm como base um molho vermelho combinam muito bem com manjericão, orégano e louro. Já com a base de leite eles ficam mais saborosos com a utilização de noz-moscada e páprica. Você também pode utilizar o tomilho, o cominho, a canela e a salsinha nas preparações.

Para batatas

Batatas têm diversos tipos de preparos possíveis e por isso combinam com uma grande variedade de ervas e especiarias. Você pode, por exemplo, utilizar talos de cebolinhas, alecrim, noz-moscada, pimenta do reino, salsinha e páprica.

Combinações de ervas para temperar

Cozinhar também permite que você misture as ervas para dar um sabor todo especial na comida. Algumas combinações são tão saborosas que até já possuem até um nome especial.

Por exemplo: cheiro verde (salsinha e cebolinha), bouquet garni (tomilho, louro, salsa, salsão e alecrim),ervas finas (manjericão, orégano, sálvia, tomilho, manjerona e alecrim) e ervas de provence (manjericão, manjerona, alecrim, segurelha, tomilho, flores de lavanda e louro).

2017-12-11T02:36:04+00:00